Parceria entre Liebherr e Fortescue impulsiona mineração sem emissões de carbono
A Liebherr e a Fortescue firmaram uma parceria para implantar uma solução completa de transporte autônomo com veículos elétricos a bateria para operações de mineração em larga escala. O acordo inclui o desenvolvimento conjunto de tecnologias que pavimentem o caminho para a mineração sem carbono, contemplando um total de 475 máquinas Liebherr de emissão zero.
Dentre elas, destacam-se aproximadamente 360 caminhões autônomos elétricos, apresentados à indústria na MINExpo, além de 55 escavadeiras e 60 tratores elétricos. O sistema de energia de bateria com emissão zero utilizado nos caminhões foi desenvolvido pela Fortescue Zero, divisão de tecnologia da Fortescue, e será integrado ao principal trator de mineração da Liebherr, o PR 776, em sua versão elétrica.
Esse ecossistema de mineração de emissão zero em larga escala, fruto da colaboração entre Liebherr e Fortescue, estará disponível para o restante da indústria em breve. A expectativa é que a parceria resulte em uma das maiores frotas de mineração de emissão zero do mundo, representando um avanço significativo na transição para uma mineração livre de combustíveis fósseis.
Liebherr e Fortescue anunciaram uma expansão de sua parceria e apresentaram o caminhão autônomo elétrico a bateria T 264, desenvolvido em conjunto. O evento contou com a presença do Dr. Andrew Forrest, da Fortescue, e do Dr. Willi Liebherr, da Liebherr, para celebrar esse acordo histórico. A colaboração entre as duas empresas visa desenvolver e validar soluções de mineração de emissão zero. Como parte do acordo, a Fortescue receberá 475 novas máquinas Liebherr equipadas com a avançada tecnologia verde da Fortescue, representando cerca de dois terços da frota de mineração atual da companhia nas operações da Austrália Ocidental.
No ano fiscal de 2024, a frota da Fortescue consumiu aproximadamente 400 milhões de litros de diesel, responsável por 51% de suas emissões de Escopo 1. Liebherr e Fortescue estão comprometidas em criar um ecossistema de mineração de emissão zero, abrangente e totalmente operacional até 2030. Ambas as empresas confirmaram que, com a continuidade dessa cooperação, seus clientes poderão adotar esse ecossistema em suas próprias operações nos próximos anos. Esse acordo representa o maior contrato individual já firmado em 75 anos de história do Liebherr Group.
Além do caminhão autônomo elétrico a bateria T 264, desenvolvido em parceria com a Fortescue, a Liebherr apresentou na MINExpo 2024 o lançamento do trator PR 776 Geração 8, junto com a renovação de seu portfólio de tecnologia, agora chamado IoMine. Nesta edição do evento, a empresa destaca avanços em seus segmentos de mineração, terraplenagem, guindastes móveis e sobre esteiras, além de componentes e produtos aeroespaciais e de transporte. Alinhada com o lema “Seu parceiro de mineração”, a Liebherr reforça seu compromisso com a confiabilidade, oferecendo equipamentos de ponta, soluções de descarbonização inovadoras, tecnologia avançada e excelência em serviços para a indústria de mineração.
O caminhão de transporte autônomo elétrico a bateria T 264, o primeiro do tipo, conta com uma bateria de 3,2 MWh desenvolvida pela Fortescue Zero. A Liebherr também introduziu uma solução de carregamento estático para o caminhão, disponível em versões manual e robótica. O sistema inclui um carregador rápido automatizado de até 6 MW, com um conector de sistema de carregamento de megawatt, capaz de recarregar a bateria do T 264 em um intervalo de 12 a 58 minutos.
O caminhão em exposição na MINExpo é equipado com o Autonomy Haulage Solution (AHS), uma solução desenvolvida em parceria pelas duas empresas. O AHS inclui um Sistema de Gerenciamento de Energia, responsável por coordenar as atividades de recarga estática dos caminhões, garantindo o uso eficiente dos carregadores sem criar filas no local. O caminhão elétrico a bateria T 264 está programado para iniciar sua fase de validação no final de 2025.
Os pneus do T 264 são Michelin 50/80R57 XDR 4 SPEED ENERGY™, os primeiros da indústria de mineração projetados para eficiência energética. Fabricados com um novo composto de borracha que economiza energia e uma banda de rodagem otimizada e mais flexível, esses pneus reduzem significativamente o consumo de energia dos caminhões de mineração. Em testes, os pneus 50/80R57 XDR 4 SPEED ENERGY™ mostraram uma redução de 3,6% no consumo de combustível em terrenos planos, quando comparados aos pneus Michelin 50/80R57 XDR 250 C usados em caminhões com motor a combustão. Espera-se também que eles contribuam positivamente para a autonomia de caminhões movidos a bateria.
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