ICMM adota novas medidas de proteção para mineração subterrânea
Os membros do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) assumiram o compromisso de implementar novas medidas para proteger os trabalhadores de minas subterrâneas da exposição a partículas de diesel (DPM). Essas partículas, geradas pelas emissões de veículos e equipamentos movidos a diesel, representam um risco significativo à saúde, especialmente em ambientes subterrâneos, onde concentrações elevadas ao longo do tempo podem causar doenças graves, incluindo câncer.
A gestão eficaz do DPM é essencial para preservar a saúde dos trabalhadores e pode ser alcançada por meio de uma abordagem integrada, que inclua o uso de equipamentos de proteção individual de alta qualidade, sistemas de ventilação avançados, combustíveis com baixo teor de enxofre, manutenção rigorosa dos equipamentos e a migração para tecnologias de emissão zero. Essas iniciativas destacam o compromisso do ICMM com a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Para impulsionar o progresso em todo o setor, o ICMM lançou o Guia de Boas Práticas de DPM, uma ferramenta abrangente que oferece uma estrutura sistemática para as empresas minimizarem e gerenciarem a exposição ao DPM em operações de mineração subterrânea. O guia destaca a importância de medidas de controle tanto proativas quanto reativas, com foco na melhoria contínua. Além disso, enfatiza a adoção e integração de soluções inovadoras para reduzir as emissões de DPM, promovendo simultaneamente uma cultura de saúde, segurança e responsabilidade ambiental.
O novo compromisso e o Guia do ICMM incorporam os avanços mais recentes na compreensão da exposição ao DPM no ambiente de trabalho e na eficácia das estratégias de controle. Ao promover a implementação de programas abrangentes de gerenciamento de DPM entre seus membros, o ICMM busca eliminar lacunas existentes e estabelecer práticas consistentes e eficazes em todo o setor.
Rohitesh Dhawan, presidente e CEO do ICMM, disse: "Essas medidas incorporam o compromisso de cada membro do ICMM com a saúde e a segurança de nosso pessoal e comunidades em direção à meta de dano zero. Elas acelerarão as mudanças necessárias para proteger as pessoas que trabalham em nossos locais e, espero, fornecerão o ímpeto para a adoção generalizada dessas soluções além dos membros do ICMM."
Este novo compromisso e o Guia se fundamentam na iniciativa Innovation for Cleaner, Safer Vehicles (ICSV) do ICMM, lançada em 2018. A iniciativa ICSV promoveu a colaboração entre as empresas membros do ICMM, fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e fornecedores de tecnologia, resultando no desenvolvimento de veículos de mineração de última geração e na modernização das frotas existentes. Agora, projeta-se a disponibilidade de caminhões de transporte com emissão zero antes de 2030 — um avanço significativo em relação à previsão anterior de 2040. Um dos principais focos dessa colaboração é a redução do impacto do DPM, por meio de melhorias em equipamentos móveis e na infraestrutura das minas.
Mike Henry, CEO da BHP e presidente do Grupo Consultivo ICSV do Conselho do ICMM, disse: "O material particulado de diesel é um desafio de saúde para todo o setor. É gratificante ver os membros do ICMM mostrando liderança e assinando essa importante iniciativa, refletindo nosso forte compromisso com a saúde e o bem-estar daqueles que trabalham em nossos negócios”.
O novo compromisso foi oficialmente integrado aos Princípios de Mineração do ICMM, reforçando o compromisso de longo prazo de seus membros com a melhoria contínua no desempenho em saúde e segurança. Essa iniciativa reflete a dedicação em trabalhar incansavelmente para eliminar fatalidades, avançando em direção à meta de dano zero.
Comments