Empresa investe R$ 30 milhões para impulsionar mineração sustentável
A empresa de alumínio e energia, Hydro, investiu cerca de R$ 30 milhões para o funcionamento da metodologia “Tailings Dry Backfill”, pioneira na indústria de mineração de bauxita no Brasil.
Segundo a companhia, a ação está relacionada ao comprometimento em impulsionar a sustentabilidade na indústria do alumínio e a busca por uma mineração sustentável.
A tecnologia Tailings Dry Backfill faz com que os rejeitos inertes da mineração de bauxita em Paragominas sejam devolvidos nas áreas já abertas e mineradas, ao invés de serem depositados em áreas separadas e permanentes de armazenamento. No processo, eles passam por secagem em depósito temporário por 60 dias e em seguida são devolvidos às áreas mineradas.
Como o rejeito proveniente da mineração de bauxita é química e fisicamente similar ao que foi retirado durante o processo de lavra, não há impacto ao ser devolvido ao meio ambiente. A ação reduzirá a pegada ambiental da mineração de bauxita e trará mais segurança operacional.
Segundo Raphael Costa, diretor de Tecnologia de Bauxita & Alumina da Hydro, a tecnologia é um avanço em sustentabilidade, proporcionando mais segurança operacional e benefícios econômicos.
Comments