CSN, CSN inova e Petrobras firmam parceria para avançar na descarbonização
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informou aos seus acionistas e ao mercado que, em conjunto com a CSN Inova Soluções S.A., sua subsidiária voltada a inovação e novos negócios, firmou um Protocolo de Intenções com a Petrobras. Este acordo marca o início das negociações para uma possível parceria estratégica na construção de uma planta comercial de hidrogênio de baixo carbono no Paraná. O hidrogênio, produzido por eletrólise da água utilizando fontes renováveis de energia, será destinado a processos industriais ou como combustível. A iniciativa busca fortalecer os esforços de descarbonização nas operações e produtos tanto da CSN quanto da Petrobras, alinhando-se a práticas sustentáveis e à transição energética.
A assinatura do Protocolo de Intenções reforça o compromisso da CSN com a sustentabilidade e com a transição para uma economia de baixo carbono, estando alinhada ao plano de descarbonização de médio e longo prazo do grupo. Com a meta de reduzir em 20% a intensidade de carbono por tonelada de aço bruto até 2035, a CSN tem adotado uma abordagem integrada, buscando sinergias em suas operações e estabelecendo parcerias estratégicas. Essa estratégia visa acelerar os impactos positivos ao longo de toda a sua cadeia de valor, consolidando sua contribuição para um futuro mais sustentável.
A cooperação intersetorial entre a CSN e a Petrobras destaca a relevância de parcerias estratégicas na aceleração da transição para uma economia de baixo carbono. Para a Petrobras, o acordo está em total alinhamento com o Plano Estratégico 2050 e o Plano de Negócios 2025-2029 (PN 2025-29), que têm como objetivo posicionar a empresa como líder em uma transição energética justa, priorizando a redução de emissões e a ampliação da oferta de produtos mais sustentáveis.
Commentaires