Novo foguete da SpaceX pode revolucionar a mineração de asteroides
Com o lançamento do Falcon Heavy no dia 06 de fevereiro deste ano a empresa do bilionário Elon Musk, a SpaceX, deixou um grande marco na história mundial ao possibilitar não apenas o transporte de pessoas como também de cargas para além do nosso planeta.
O Falcon Heavy levava como carga um Tesla Roadster, carro da empresa do próprio Elon Musk, que está agora em órbita no espaço. O próprio Musk revelou em uma entrevista, antes do lançamento, que “adora a ideia de um carro navegando indefinidamente sem parar pelo espaço e talvez sendo descoberto por uma raça alienígena daqui a milhões de anos”.
Durante o encontro anual da Associação Americana para Avanço da Ciência (AAAS, em inglês) o astrônomo Martin Elvis, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, afirmou que um dos cenários que pode ser radicalmente alterado em decorrência do novo foguete da SpaceX é o da mineração de asteróides. Atualmente, o processo de extração e transporte dos recursos naturais de asteroides além de complicado, por precisarem ter um tamanho mínimo de 100 metros de diâmetro e um valor de delta-v baixo, é extremamente caro, podendo atingir valores acima de U$1 bilhão.
De acordo com Martin, o SpaceX pode ser capaz de aumentar este delta-v (esforço necessário para realizar uma manobra orbital) em alguns quilômetros por segundo, o que já seria suficiente para dar acesso a até 45% desses asteróides.
Até o momento o estudo do astrônomo ainda não passou da teoria e não levou em conta diversos fatores que se encontram presentes em um processo de mineração porém, já é mais um passo que, futuramente, poderá ser dado rumo à exploração de recursos naturais no espaço.
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/127300-novo-foguete-spacex-revolucionar-mineracao-asteroides.htm